Documentos

Manifesto de filiação coletiva ao PSOL: em março de 2013 nos filiamos coletivamente, como grupo e com outros amigos, simpatizantes e apoiadores, ao partido Socialismo e Liberdade. Aqui, texto que explica as razões dessa decisão. Aqui, manifesto coletivo por ocasião de nossa filiação. Veja também aqui a campanha que fizemos na internet a respeito.

Carta de Fundamentos: a carta está estruturada em cinco seções – “Poder popular”, “Democracia participativa”, “Novas alternativas econômicas”, “Revolução-processo” e “Nova esquerda: socialismo criativo como ponto de partida” -, nas quais apresentamos de modo sintético as ideias-força que guiam a atuação política do B&D. Confira o texto aqui.

Análise de Conjuntura 2011:

O B&D traçou, no início de 2012, o que considera fundamental para qualquer intervenção crítica na realidade: uma análise de conjuntura. Construímos, então, três textos, com a interpretação de planos distintos (e nem por isso desconexos entre si) da realidade: conjuntura internacional, conjuntura brasileira e conjuntura do Distrito Federal, sede do grupo.

#1 texto da série: 2011: O ano do fim do fim da história

Nesse texto, abordamos as formas criativas de superação do cenário de crise do capitalismo e das democracias representativas ora instalado: as novas interações entre ocidente e oriente, a experiência alternativa de democracia na Islândia, os avanços de direitos sociais, econômicos e civis no contexto regional latino-americano.

Criticamos a posição em que vem se colocando o Brasil como porta-voz do mundo em desenvolvimento, que por vezes parece legitimar a lógica diplomática de relações hierarquizadas e coloniais entre as nações.

Refletimos, enfim, sobre a descoberta de que o alardeado fim da história não passa de uma grande bobagem.

Leia aqui a íntegra da análise de conjuntura internacional.

#2 texto da série: Brasil, 2011: Os limites do nacional-desenvolvimentismo

Na nossa análise da conjuntura brasileira em 2011, destaca-se a compreensão dos limites do governo Dilma Rousseff e, para além disso, do modelo econômico e político nacional-desenvolvimentista. Figuram no texto, ainda, comentários sobre o quadro partidário e sobre os atores e lutas sociais emergentes no país.

Leia a análise aqui.

#3 texto da série: Brasília, 2011: o novo velho caminho

Na análise de conjuntura do Distrito Federal (sede do grupo), discutimos, entre outros problemas, o caos na saúde, a tragédia imobiliária e o rearranjo conservador da política local. Veja aqui a análise.

Análise comparativa das propostas dos principais candidatos à Presidência:

O B&D e o Instituto Alvorada uniram-se antes das eleições presidenciais de 2010 para analisar os projetos de Brasil em disputa naquela ocasião. O trabalho resultante da parceria consistiu em divulgar um quadro comparativo  das propostas dos quatro principais candidatos à presidência (clique aqui para baixar o documento) e na redação de análises de cada um dos principais temas (você pode lê-las aqui).

Nota de apoio à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República, no 2º turno das eleições de 2010:

“No primeiro turno, nós, integrantes do grupo Brasil e Desenvolvimento, não definimos coletivamente apoio a nenhum candidato. Na ocasião, por diferenças de análise política, votamos em diferentes presidenciáveis de esquerda do campo democrático popular.

Sensíveis ao momento eleitoral e aos projetos de país que estão em jogo neste momento, endossamos nosso apoio à candidatura de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores. (…)” Leia a íntegra da nota aqui.

– Nas eleições de 2010, o B&D também apoiou coletivamente as candidaturas de Rafa Madeira (PSOL) a Deputado Distrital (veja aqui e aqui algumas das nossas razões para ter feito campanha para o Rafa) e de Érika Kokay (PT) a Deputada Federal, pelos compromissos de ambos com o respeito integral aos direitos humanos, a luta por uma cidade sem exclusão, por uma sociedade igualitária, sustentável e livre de opressões de classe, raça, gênero, orientação sexual.

2 respostas em “Documentos

  1. Alo Pessoal.
    Ontem participei da palestra de Paul Singer. Esqueci meu casaco/verde, favor guardar e me informar com quem posso pega-lo.
    Aproveito para informar de realizo mensalmente uma palestra em São Paulo “Saúde Financeira” Conjuntura Macroeconomica Mundial e Brasileira. Se houver interece posso oferecer para o grupo B$D.
    Att.
    Prof. Victor Jose Hohl Economista Cel. 9213-0290

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s