Por mais Brasil e Desenvolvimento: Dilma Rousseff

No primeiro turno, nós, integrantes do grupo Brasil e Desenvolvimento, não definimos coletivamente apoio a nenhum candidato. Na ocasião, por diferenças de análise política, votamos em diferentes presidenciáveis de esquerda do campo democrático popular.

Sensíveis ao momento eleitoral e aos projetos de país que estão em jogo neste momento, endossamos nosso apoio à candidatura de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores.

Temos uma enorme lista de ressalvas à candidatura de Dilma, que longe de romper com os consolidados padrões de concentração de renda, ainda cede, aliando-se a velhos oligarcas e negando o comprometimento real com reformas profundas no campo econômico, habitacional e agrário, dentre outros.

Para nós, se a candidatura de Dilma Rousseff representa avanços tímidos, aquém do que sonhamos e lutamos, José Serra e o PSDB são a certeza de retrocesso.

É pré-requisito de nosso árduo trabalho pelo avanço da consciência coletiva rumo à igualdade social que nos posicionemos frontalmente contra o grande atraso político que representa a candidatura de José Serra e as forças conservadoras que a compõem. Conjunturalmente, barrar Serra, DEM e o PSBD, é votar Dilma Rousseff, é engrossar a mobilização em torno do projeto do PT.

Julgamos equivocada a análise que iguala, em termos de projeto de país, as duas candidaturas neste segundo turno. Há diferenças profundas. É com base em tais diferenças que tomamos nossa decisão, orientando nosso voto e militância neste momento.

Votar Dilma Rousseff é referendar, ainda que no campo da disputa política com apoio crítico, as políticas públicas de promoção da igualdade social, de combate ao racismo e à homofobia, de promoção da democratização da educação, de investimento em infra-estrutura e no setor produtivo, de democratização do Estado, de ampliação e valorização dos serviços públicos, de não-repressão aos movimentos sociais.

Na contramão, a candidatura de José Serra, que traz consigo o ranço anti-democrático do que ainda resta da ditadura militar, se orienta rumo à criminalização da pobreza e dos movimentos populares, de equivocados intentos liberalizantes que não levam senão ao desmonte do Estado e precarização dos serviços públicos, da política econômica recessionista, da precarização da educação pública, do baixo grau de respeito à pluralidade.

A breve exposição das diferenças entre as candidaturas, somadas ao textos e análises diárias em nosso blog, que desde a fundação do grupo consolidam nossa opção por um país mais justo e igual, mais inovador e sustentável, tornam abundantes os motivos para optarmos por Dilma Rousseff presidente do Brasil.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos, Mobilização e marcado , , , por Edemilson Paraná. Guardar link permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é sociólogo e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB, com período sanduíche na SOAS – University of London. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). Além de trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016). Também publica intervenções sobre economia e política em sítios como Blog da Boitempo, Carta Capital, Congresso em Foco, Outras Palavras e Brasil em 5.

4 respostas em “Por mais Brasil e Desenvolvimento: Dilma Rousseff

  1. Pingback: Por mais Brasil e Desenvolvimento: Dilma Rousseff (via Brasil e Desenvolvimento) « BLOG PRETO NO BRANCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s