Após a exposição excessiva de alguns militantes do nosso grupo político, Brasil e Desenvolvimento, vimos, por meio dessa carta, assinada abaixo por todos os nossos militantes, reafirmar os fatos.
A manifestação de sexta feira foi organizada pelo Comitê Popular da Copa. Comitê esse do qual o B&D faz parte. Comitê esse que não tem liderança específica e nem o B&D como ator principal. Nosso grupo foi representado no ato por alguns militantes que, como sempre fizemos, auxiliaram na construção do movimento. Porém, a matéria do Jornal Nacional cita pessoas que sequer estavam nos atos, mostrando a clara deturpação que existe quando a vontade é única e exclusivamente estigmatizar e criminalizar a política.
O B&D não tem nenhuma relação com o suposto financiamento de militantes. Jamais pagamos ninguém para ir a uma manifestação. Não fomos pagos para militar. Qualquer afirmação nesse sentido é absolutamente falsa. Nenhum dinheiro, em nenhum momento, para absolutamente nada, passou ou teve origem no B&D em relação a esses atos.
Estamos perplexos com toda a perseguição que estamos sofrendo. É injustificável que nos peguem para Cristo numa situação onde a insatisfação é geral e irrestrita. Mais de 20 mil pessoas estavam nas ruas do DF ontem. Garantimos que nenhuma delas foi paga por nós. As pessoas se indignam e exercem seus direitos políticos por convicção. O que impressiona é como um protesto legítimo e pacífico como o do Comitê Popular da Copa foi noticiado em tom alarmista no Jornal Nacional, enquanto os gastos excessivos da copa continuam embaixo do tapete.
Apoiamos e participamos de todos os atos de maneira pacífica. Somos contra a violência que a mídia está exercendo sobre nós, a criminalização dos movimentos sociais, a negativa de direitos humanos aos nossos concidadãos e, acima de tudo, o impedimento da auto-realização de cada um de nós.
Defendemos, para quem ainda não leu nosso blog, uma sociedade justa, livre, aberta, pacífica. É nesse modelo, portanto, que atuamos em todas as esferas de nossa militância.
Camila Damasceno
Cândida Souza
Carolina Souto
Danniel Gobbi
Diego de Paula
Edemilson Paraná
Érika Medeiros
Fábio Félix
Gabriel Elias
Gustavo Capela
Hugo Fonseca
Izadora Xavier
Jady Caffaro
João Telésforo
Julia Zamboni
Laila Maia Galvão
Leandro Lobo
Luiz Eduardo Sarmento Araújo
Marcos Vinicius Lustosa Queiroz
Mayra Cotta
Nohara Coelho
Octávio Torres
Rafael de Acypreste
