10 mil vagas … idéias de como governar

ou IRRITANDO O ELEITOR CANDANGO

No ultimo dia do mês de janeiro deste ano, o governador Agnelo Queiroz apresentou o projeto de estacionamento subterrâneo que oferecerá cerca de dez mil vagas na Esplanada dos Ministérios, com edital previsto para ser lançado em três meses.

O Governador Agnelo apresenta o projeto para José Sarney e Marco Maia. Sarney ficou bege com a grandiosidade do projeto. (foto da Agência Brasília)

O Governador Agnelo apresenta o projeto para José Sarney e Marco Maia. Sarney ficou bege com a grandiosidade do projeto. (foto da Agência Brasília)

Já naquele mesmo dia manifestações surgiram movimentações contrárias nas redes sociais, com elaboração de abaixo-assinados denunciando esse crime no coração de Brasília.

Projeto semelhante foi apresentado no governo Arruda, um estacionamento encimado de uma praça cívica desenvolvido pelo escritório de Oscar Niemeye, que gerou polêmica similar sendo finalmente  engavetado. Note que o projeto de Oscar destinava “apenas” 4 mil vagas de estacionamento, não “cerca de 10 mil” como no projeto do governo Agnelo. è importante levar em conta tambem que grande parte da implicância popular com o projeto de Niemeyer vinha da substituição de um trecho do gramado por mais uma imensa praça seca,  de concreto, a exemplo da Praça do Museu (que é muito irritante!) e devido ao fato do prédinho previsto esconder a Rodoviária do Plano, que mesmo mal cuidada é uma senhora obra de arquitetura e engenharia.Iisso mexeu com os referênciais afetivos, estéticos e climáticos de muita gente, inflando as vozes desfavoráveis.

Plano Piloto visto através de seus estacionamentos: não faltam vagas, os carros é que são demais.

Plano Piloto visto através de seus estacionamentos: não faltam vagas, os carros é que são demais.

A exemplo do seus antecessores, Agnelo parece que veio (só) pra irritar. Seja fazendo ciclivias, “integrando o transporte” ou propondo projetos de urbanismos, sempre assimilando boas idéias e projetos imprescindíveis para Brasília e os desenvolvendo de forma medíocre e irritante, jogando todo o imenso potencial de apoio popular (estacionamentos subterrâneos são usados em todo mundo para dar lugar a usos mais nobres na superfície, e qualificar a paisagem, principalmente em sítios tombados) no lixão da Estrutural, que ele também não consegue tirar de lá, e quanto tenta irrita até os moradores do bairro.

Obviamente que todos querem uma cidade com ciclovias (até a classe média já assimilou a idéia)  andar de bicleta é uma atitude bonitinha, além de ser chique, europeu! É o tipo de obra que agradaria facilmente a população, baixo custo, baixo impacto negativo na vizinhança, rapidez na execução,  etc. E o que Agnelo conseguiu com suas as ciclovias? deixar toda uma cidade irritada com vias para bicicletas com traçado mal elaborado,  feias, mal executadas, mal (ou não) projetadas,  um impacto negativo na vizinhança com as poucas áreas pavimentadas para pedestres fragmentadas, e várias, várias interrupções de percursos,  que tornaram as tais ciclovias em meras duplicações das sofridas  calçadinhas do Plano.

Em relação ao bilhete integrado do transporte público, a mesma história: uma medida emergencial para a capital do país,  adotada em várias cidades do mundo, a dezenas de anos, com satisfação garantida dos eleitores. Em Brasília não teve impacto ou teve impacto negativo. Ok, temos de concordar que o programa está em fase de testes, mas ai a gente pensa: integração de transporte não precisa de testes, precisa implantar e pronto, basta fazer bem feito, o problema é que estão “testando” algo que não foi implantado! O oposto do que ocorre com o projeto do estacionamento subterrâneo, onde querem obra demais, investimentos demais; aconteceu com o  bilhete integrado:  não houve praticamente investimento algum, nada de ônibus diferenciados, nada de postos de auto-atendimento para a compra e recarga automáticas de cartões, nada de novos pontos de ônibus! Uma integração de nada, que praticamente só gerou gasto com publicidade e muita confusão para os usuários que tentaram entender ou usufruir da “integração”.

Voltando ao estacionamento já este é a causa da irritação atual, vamos elencar os principais pontos  do projeto causadores de urticárias:

1 – Em tempo de transporte sustentável, Agnelo quer reservar a área mais nobre da cidade aos carros,  fazendo um monumento ao transporte individual ou um  setor garagens monumentais;

2 – Novamente querem fazer uma grande obra pública, de grande impacto na cidade sem um CONCURSO DE ARQUITETURA, que poderia fornecer ao governo e à apresentar a população uma gama de soluções para o mesmo problema, qualificando o debate e a consequentemente nosso espaço urbano;

3 – No discurso de apresentação, Agnelo falou de transporte público: VLT, BRT, integração, etc, Porém, nada disso aparece no vídeo/estudo do projeto. Faixas de pedestres, travessias subterrâneas que aqui seriam lógicas, integração com o VLT … nada disso foi apresentado;

4 – As árvores da esplanada desapareceram no projeto;

5 – Imaginem esses carros chegando e saindo nas horas de pico, vão “resolver o problema de vagas” e criar outro, de fluxos. Usando a metáfora da dieta: querem diminuir excesso de gordura aumentando o tamanho do prato;

6 – A esplanada não tem um “déficit de 7500 vagas de estacionamento”, tem 7500 carros que não deveriam estar ali;

7- O novo modelo de transporte público do DF não tem nada de novo, não cria novos modais de transporte, investindo sempre no sistema rodoviário. Onde está a licitação e o projeto para o VLT na Esplanada? ele não deveria vir antes do estacionamento, visto que visa diminuir as pessoas que acessam a área monumental da cidade com veículo individual?

8- Já que quer construir estacionamentos subterrâneos, o que não é uma má idéia, porque não construir vários pequenos estacionamentos em pontos específicos e críticos  da área central do Plano Piloto ao invés de concentrar todos os recursos e vagas em um ponto só?

9 – Quer construir obra subterrânea  GDF? que tal fazer o metro na região norte da cidade?

E finalmente o ultimo e mais irritante ponto (o que o governo Agnelo sempre repete):

10- Não teve discussão/participação pública para o no desenvolvimento do projeto.

Estacionamentos na Esplanada. Grande parte da área disponivel na região já está ocupada por estacionamentos.

Estacionamentos na Esplanada. Grande parte da área disponivel na região já está ocupada por estacionamentos.

Isso sem entrar em outros aspectos do governo, a saúde ta irritante, educação idem, prioridades de investimentos de dar nos nervos… O governo Agnelo parece o programa da Fernanda Young, moderninho, atenado, idéias boas… mas produzido para irritar.

Onde está o controle? Alguém me ajuda a mudar canal?

Fique por dentro do projeto:

http://www.df.gov.br/noticias/item/5032-governador-apresenta-projeto-de-estacionamento-subterrâneo.html

Petições contra o projeto:

http://www.avaaz.org/po/petition/TRANSPORTE_PUBLICO_DE_QUALIDADE_MAIS_CARROS_NAO_PAREM_O_PROJETO_COMPLEXO_SUB_ESPLANADA/?fdjVCbb&pv=12

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=CSE2013

Crédito das imagens:  Anamaria de Aragão Costa Martins

3 respostas em “10 mil vagas … idéias de como governar

  1. Olha, excelente texto… é de fato IRRITANTE este governo do Agnelo do PT em dobradinha com o PMDB do Tadeu Filipeli. No caso das ciclovias na SQSW 101 do Sudoeste, estas são sofríveis, em que pese ser uma ótima idéia. Todo dia quando passo por elas para ir ao comércio fico irritado pela péssima execução (acabamento muito ruim) sem fiscalização para exigir qualidade mínima da obra e traçado mal concebido … a calçada antiga paralela, onde eu fazia caminhadas, parece trecho de cidade abandonada. Onde o trator passou para “nivelar o trecho” da obra estragou a grama ao lado e tb a calçada antiga, mas ficou por isso mesmo, pois o Governo do Agnelo do PT não exige nada da empresa. Onde havia tampas de ferro de tubulações no trecho da ciclovia a tampa ficou em desnível com a pista, de forma que já provocou acidente com ciclista, … só depois nivelaram mas com acabamento muito ruim (tive notícias q o GDF foi processado por este dano com o ciclista). Onde houve pisões de pedestres no concreto ainda fresco (a empresa não colocou barreiras de proteção para evitar pisadas) … ainda estão lás os desníveis/irregularidades na pista que prejudicam os ciclistas; e onde passaram uma argamassa para tentar nivelar foi muito mal executado. Então, este governo do Agnelo mente com diz em suas excessivas propagandas “fazendo sua vida melhor”, pois o fato é que “o governo do Agnelo do PT e do Tadeu Filipeli do PMDB” faz minha vida pior” ao me irritar com tantas ações mal executadas ou com tantas omissões. “Será que não há um controle remoto para eu mudar de canal?”

  2. Me desculpe, chamar que SOCIEDADE para discutir? Um grupo que não representa 1% de todo povo brasiliense, ou a SOCIEDADE de fato? Pois parece que tem ONGs se achando donas de Brasília. Agora vem uma pergunta que não vai ter respostas. Qual fere mais o tombamento. Um projeto SUBTERRANEO ou um TOMBAMENTO sem participação POPULAR, um verdadeiro APARTHAID SOCIAL, aonde os RICOS tem VOZ e os POBRES tem suas VOZES abafadas pelos RICOS. Até OSCAR NIEMEYER era contra o TOMBAMENTO, pois muitos defendem, mas dar soluções de fato não. E mais qual discursão pública? Aonde TODOS vão, mas as ONGs tem total poder, mas o povo de fato não. Pior, já participei de várias audiencias, aonde inclusive, vários membros da sociedade se fizeram presentes. Inclusive o MP. Aí depois, vem o mesmo MP, diz que não fora ouvido. A quem interessa uma audiência pública, aonde o povo não tem voz. Somente os ricos. Como faz falta o Senhor Ernesto Silva, ele iria acabar logo com essas ONGs que fingem defender a cidade, mas na verdade defendem o estilo de vida ARTIFICIAL dos RICOS. Pior, tem ONG me chamando de troll, um desrespeito com todas as MULHERES, porque o presidente da ONG não fala cara a cara perante um juiz?

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