Curso ONLINE de Economia à esquerda: vídeos e apostila

Baixe aqui a apostila

Realizado nos últimos dois meses – junho e julho, em cinco encontros, o Curso de Economia à Esquerda do B&D debateu alguns dos temas centrais da Economia a partir do enquadramento das angústias criativas para a elaboração constantemente criticada e revisitada de um projeto amplo de transformação social; de esquerda.

Como pensar a Economia a partir da esquerda para além da ortodoxia marxista? Como se preparar para um debate político em que a conservação se legitima discursivamente como o império da técnica? Como pensar e produzir alternativas econômicas emancipadoras de fato viáveis e realizáveis para além da crítica? É a essas perguntas, aparentemente sem respostas, que destinamos a empreitada dessa longa discussão.

Em cinco encontros, ouvimos atentamente e debatemos com professores renomados, a quem agradecemos enormemente a abertura e participação: João Paulo ResendeEmílio ChernavskyCarlos Alberto Ferreira LimaDaniel BinMaria de Lourdes Rollemberg Mollo e Paul Singer.

Do tripé da macro-economia brasileira à economia solidária, da crise do capitalismo aos riscos e limites do neo-desenvolvimentismo, as aulas-debate nos permitiram, como toda boa reflexão, reforçar algumas certezas e ampliar profundamente algumas dúvidas. Mas se o intuito é, antes de tudo, de transformação, não faria sentido manter essa discussão dentro dos muros da nossa querida Casa 14, onde foram realizados os encontros.

Disponibilizamos na rede, a partir de hoje, o curso para todos os que desejarem se juntar a nós nessa reflexão tão difícil quanto necessária e apaixonante. A cada semana, uma das aulas será divulgada no blog. A apostila com textos pode ser baixada aqui. Abaixo, a ementa e a programação original do curso.

Assista, critique, compartilhe. Tantos mais pensadores angustiados incentivarmos, tanto mais produção inovadora (e transformadora) obteremos.

P.S: A filmagem é amadora e está prejudicada por algumas interrupções, mas é possível acompanhar a discussão com clareza.

——————————————————————-

Plano de Curso

Aula 1 – Opções da macroeconomia brasileira: o que significa o tripé “câmbio flutuante, superávit primário e meta de inflação”?
Data: 16/06, 14h às 18h
Professores: João Paulo Resende e Emílio Chernavsky

Ementa: Agregados macroeconômicos e contabilidade nacional. Superávit primário. Política de estabilização. Inflação, ciclo econômico e sistema monetário. Taxas de câmbio e Balanço de Pagamento. Análise crítica do tripé câmbio flutuante, política fiscal e metas de inflação.

Aula 2 – Possibilidades emancipatórias da economia solidária
Data: 20/06, 20h às 22h
Professor: Paul Singer

Ementa: Economia solidária no Brasil. Cooperativismo. Associativismo. Microcrédito. Finanças solidárias. Mercados solidários. Comércio justo. Conceitos de solidariedade. Capital social. Práticas de autogestão. Empreendimentos solidários. A economia solidária pode ser um caminho para a construção do socialismo? Apoio a micro e pequenas empresas = reformismo conservador ou reformismo revolucionário?

Aula 3 – Cenário mundial 2008/2011 – Crise do capitalismo financeiro ou crise do capitalismo?
Data: 23/06, 14h às 18h
Professores: Carlos Alberto Ferreira Lima e Emílio Chernavsky

Ementa: Economia política do capitalismo financeiro. Movimento de capital. Capital fictício e crises financeiras. Origens da crise iniciada em 2008. Mudanças estruturais e impactos da crise nos mercados emergentes.

Aula 4 – Alternativas econômicas à esquerda do modelo vigente

Data: 07/07, 14h às 18h
Professores: Emílio Chernavsky e Daniel Bin

Ementa: Possibilidades de desconstrução da desigualdade nas relações econômicas. As concepções de revolução democrática e as alterações nos sistemas sociais e econômicos. Modos de produção e emancipação no mundo do trabalho. Espaços de mobilização social e esferas públicas de controle das políticas econômicas.

Aula 5 – Os riscos do desenvolvimentismo: reflexões sobre o papel do Estado na atual economia brasileira
Data: 14/07, 14h às 18h
Professor: Maria de Lourdes Rollemberg Mollo

Ementa: Desenvolvimento e subdesenvolvimento. O pensamento cepalino. Teorias da dependência. O desenvolvimento associado. Desenvolvimento e distribuição de renda.  Política econômica e intervenção conjuntural. Contribuições teóricas recentes sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento. Misérias do desenvolvimentismo: danos socioambientais e exploração do trabalho em nome do projeto do “Brasil Potência”.

Esse post foi publicado em Eventos e marcado , , , , , , por Edemilson Paraná. Guardar link permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atualmente é pesquisador-bolsista do CNPq.

3 respostas em “Curso ONLINE de Economia à esquerda: vídeos e apostila

  1. Pingback: Aula 2 – Curso ONLINE de Economia à esquerda | Brasil e Desenvolvimento

  2. Pingback: Aula 3 – Curso ONLINE de Economia à esquerda | Brasil e Desenvolvimento

  3. Pingback: Aula 4 – Curso ONLINE de Economia à esquerda | Brasil e Desenvolvimento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s