Aula 1 do Curso de Economia à Esquerda: escalvando o tripé

Imagem

No último sábado, 16 de junho, o Grupo Brasil & Desenvolvimento tivemos o prazer de realizar a primeira aula do Curso de Economia à Esquerda. Um projeto concebido no começo deste ano, com o objetivo de aproximar a temática econômica, muitas vezes hermetizada nos discursos acadêmicos e no abstracionismo tecnicista, à praxis política do grupo. Ao mesmo tempo, entendemos necessário abrir o debate para todos os interessados e incentivar um espaço de reflexões sobre o papel da economia em nossas vidas, desnaturalizando seus processos: imaginar para revolucionar é sobretudo expandir o conhecimento como instrumento de poder.

O evento contou com a participação de 45 pessoas, estudantes de graduação e pós de diferentes áreas, parceiros de movimentos sociais com atuação no Distrito Federal e servidores públicos. A composição plural da audiência contribuiu bastante para os debates que seguiram às aulas. João Paulo de Resende, graduado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Gestor Público Federal lotado no Ministério de Minas e Energia iniciou sua aula, delimitando os conceitos de macroeconomia, seu objeto e preocupações, resgatando ao mesmo tempo o contexto histórico em que se inserem as políticas macroeconômicas e os desdobramento da monetarização. Alinhavou tais explicações aos tipos de inflação e o significados das políticas fiscais para seu controle. A apresentação contou ainda com projeções que facilitaram bastante as exposições, sempre claras e muito bem explicitadas.

Ao final da primeira exposição tivemos uma breve pausa para um café, tendo retornado em seguida o Professor João Paulo, que retomou a fala, apresentando algumas possíveis medidas que poderiam ser tomadas como “à esquerda” na definição de metas de inflação, redução ou mesmo abandono gradual do superávit primário, entre outras.

Em seguida, Emilio Chernavsky, graduado em Economia pela Unicamp, Mestre e Doutor em Economia pela USP e Gestor Público Federal lotado no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, abordou os principais problemas e desdobramentos do chamado tripé câmbio flutuante, superávit primário e metas de inflação, trazendo o debate sobre a gestão do regime de metas, os gaps existentes entre a política de juros e o efetivo controle da inflação. Em uma exposição profunda, o professor apresentou as principais dificuldades que a “receita básica” da política  macroeconômica brasileira apresenta.

Imagem

Ao final, foi aberto espaço para as perguntas e inquietações da plateia, divididas em dois blocos: no primeiro, questionamentos sobre alternativas à rigidez institucional, necessidade de aproximação com a questão da distribuição de renda, a criação de novas expectativas  entre os agentes econômicos vieram à tona. No segundo bloco, abrimos também o espaço para perguntas dos internautas, que trouxeram algumas questões, como a importância de auditoria da dívida do setor público e os prós e contras da taxação do fluxo de capitais. A tais perguntas, somaram-se ainda algumas feitas pela plateia.

A primeira aula estará em breve disponível neste blog, para que aqueles que não puderam estar presentes possam acompanhar o conteúdo das discussões. Lembramos que nesta quarta-feira, 20 de junho, o economista Paul Singer será nosso professor convidado para a aula sobre Economia Solidária. A aula será também na Casa 14,às 20h, transmitida ao vivo e gravada para posterior divulgação. Quem já estiver inscrito, pode ficar sossegado, sua inscrição está garantida para todos os encontros previstos para o curso, conforme a programação. Dúvidas, sugestões e críticas? Basta nos enviar um e-mail: brasiledesenvolvimento@gmail.com.

Até breve!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s