Por um outro mundo…

Danniel Gobbi

Na dureza do dia-a-dia, aprendemos a naturalizar um indesejável estado de violência. Não há saída – dizem os mais céticos. E prosseguem: a natureza humana é a barbárie. Não podemos lutar contra isso. Hobbes sempre teve razão e pensar um novo mundo mais justo e harmonioso é pueril e ingênuo, quando não absurdo e irracional.

Mas eles esquecem-se de que a natureza humana é dual. Ela é capaz do melhor e do pior, do chocante e do confortável, da paz e da guerra, do amor e do ódio. Hobbes teria sentido-se contrariado, se observasse, nas semanas que se seguiram ao acidente nuclear de Fukushima, as pessoas ordeiramente aguardando a sua vez de receber os alimentos racionados, sem brigar pela própria sobrevivência, sem lutar para receber mais do que o próximo. Teria ficado de cabelo em pé ao descobrir que as cidades fora da área atingida pelo desastre aceitaram priorizar o abastecimento da região próxima de Fukushima e entregaram seus estoques de alimentos, sem agir da maneira mais egoísta e primitiva possível.

O limite da teoria de Hobbes é dado pelo pressuposto de que a natureza humana só pode ser abstraída de uma situação extrema em que as pessoas precisam lutar pela própria sobrevivência. A conclusão, nesse caso, é óbvia: elas farão o que for necessário para garantir a vida. Ele ignorou que, por outro lado, se estiverem em situação de cooperação e harmonia, elas podem demonstrar o melhor de si e isso é tão natural e humano quanto lutar pela própria sobrevivência.

O único caminho possível para a esquerda é o rompimento com as formas tradicionais de produção e de organização. É preciso ressignificar a realidade e criar o ambiente propício ao florescimento das potencialidades humanas. E isso significa rejeitar a naturalização da exploração como único caminho possível.

Sejamos mais socialistas. Sejamos mais criativos. Como diz o Mestre Galeano, todos nós temos o direito ao delírio e sonhar é humano. E enquanto delirarmos, não será o fim da história, porque lutaremos em favor de um mundo melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s