Escola de Educação Popular do Distrito Federal e Entorno

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)
A Escola de Educação Popular do Distrito Federal e Entorno realizará, nos próximos dias  9, 10 e 11 de março, o Módulo da Escola no ano de 2012, um encontro com o objetivo de trocar experiências, promover a transformação e fortalecimento da educação popular no DF e Entorno e construir coletivamente ação e reflexão dos princípios metodológicos freirianos na educação popular.
Sairá um ônibus gratuito do CONIC, às 18h30 de sexta-feira, dia 9 de março de 2012, com direção à Chácara Shalom, local do evento.
Interessados devem entrar em contato com o organizador do Evento, Rodrigo, pelo e-mail: rotupy@gmail.com.
O Grupo Brasil & Desenvolvimento apoia a iniciativa e convida a tod@s para construirmos essa importante ação de transformação a educação no Distrito Federal e Entorno. Professores, estudantes, educadores, interessados estão convocados para apoiar a atividade.

O tema do módulo é: Educação Popular Conceitos e Princípios Metodológicos.

 

Escola de Educação Popular Distrito Federal e Entorno


A Escola de Educação Popular é um grande resultado concreto da experiência de formação vivenciada no Distrito Federal. Começou a ser desenhada na ciranda de educação popular realizada em Canoas (RS), em janeiro de 2010, pelos educadores que participaram desse encontro. Depois de bastante acúmulo, surgiu o anseio de multiplicar a experiência aqui no Distrito Federal. Educadores e educadoras da Rede de Educação Cidadã do Distrito Federal e Entorno mobilizaram a realização dessa escola, por meio da articulação com vários movimentos que trabalham com educação popular do DF e no Entorno. Nesse sentido, começaram a ser realizadas rodas de diálogo, com o intuito de pensar os objetivos e formato da escola, que inicialmente contaria com espaços de formação (modelo de encontro) organizados em três módulos:  o primeiro, para formar a equipe de articulação, infra-estrutura e metodologia, o segundo, para apontar objetivos como a criação de um diretório de educação popular dentro do núcleo de extensão da Universidade de Brasília, e ainda um terceiro módulo, com o objetivo de consolidar um espaço de troca de experiências e unificar os atores envolvidos com o  fortalecimento da educação popular.
Identidade

A experiência de construção coletiva da Escola de Educação Popular do Distrito Federal e Entorno (EEP-DFE) é  um tanto desafiadora e particular. Em outros processos de formação do Distrito Federal e Entorno, a Rede de Educação Cidadã do Distrito Federal e Entorno (RECID-DFE) tem sido protagonista e costumava convidar os movimentos sociais para participar de sua proposta. Desta vez, ao pensar num processo de formação em educação popular, optou por ouvir e agregar outras experiências no espaço de construção dessa escola, o que  tem sido um processo muito rico, exatamente por considerar que a construção coletiva de conhecimento permite dialogar com outros acúmulos vivenciados, além de proporcionar o desafiador exercício da dialogicidade e amorosidade para o uso de outras análises e metodologias.

Metodologia
A proposta elaborada pelos movimentos sociais envolvidos no primeiro módulo da escola entende que os módulos de estudo (encontros de três dias, aos fins de semana) são momentos de troca de experiências e aprofundamento teórico da metodologia. Os intermódulos são ponto chave para um processo mais orgânico e conectado com a experiência vivenciada, ou seja, são organizados geograficamente cinco núcleos de experiências (Entorno Sul, Samambaia, Águas Lindas, Estrutural e Itapoã/Paranoá), nos quais são vivenciadas a metodologia na base, numa perspectiva mais local (educador comprometido/submerso na sua realidade). Nessas rodas de conversa intermódulos respondemos as grandes contradições e limites existentes a partir desse trabalho. Essa organização proporciona um processo mais descentralizado de atuação da EEP-DFE, e o grupo de educadores relaciona-se com as experiências mais gerais (módulo) e com a mais local (intermódulos), favorecendo a abordagem dialética.
Anúncios

2 respostas em “Escola de Educação Popular do Distrito Federal e Entorno

  1. gente como estou feliz com esta nova proposta infelizmente,,,nestes dias estou comprometida,, mais mesmo assim estou à dsiposição para esta nova proposta….
    Sou formada em licenciatura plena em história, e o meu último trabalho foi sobre educação popular.
    Luza Costa
    Chefe do departamento d epromoção da igualdade racial-Prefeitura de cidade ocidental goiás
    8459-4915
    luza.lima@bol.com.br

  2. Poxa Luza, que pena! Seria ótimo poder contar com sua participacao no evento! Divulgaremos o próximo que ocorrer e esperamos que dele possa participar! Pedimos a gentileza que você divulgue o máximo em suas redes de contatos, para que possamos sair com propostas bacanas, somando e agregando esforcos para construir boas propostas de educacao popular no DF. Obrigado, um abraco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s