Coletivo Rodamoinho apresenta: Da Fome ao Sonho: retrospectiva Glauber Rocha!

Começa nesta semana a retrospectiva Glauber Rocha, promovida em diversas cidades do DF pelos companheiros do Coletivo Rodamoinho. Para mais informações: http://www.dafomeaosonho.com.br/ Não percam!

 

Rodamoinho e uma idéia

 
“Uma câmera na mão, uma idéia na cabeça”. Com essa breve sentença, um baiano de Vitória da Conquista enunciou o que viria a ser um novo cinema nacional. Um cinema que pensava a sociedade brasileira e a realidade do subdesenvolvimento. Um cinema brasileiro que, voltando-se para a realidade de seu povo, ganhou projeção e reconhecimento internacionais. Esse baiano se chama Glauber Rocha, e há exatamente 30 anos, no dia 22 de Agosto de 1981, ele deixou de vez essa terra.  Como o próprio havia previsto, morreu aos 42 anos – o inverso da idade que tinha o “Poeta dos Escravos”, Castro Alves, quando da sua morte.
Sua vida foi uma indignação constante. Nunca conformado com a situação do país e do mundo, com tanta injustiça, tanta miséria. Nunca conformado com a situação do cinema, preso às amarras industriais, à formas estabelecidas. Inconformidade até com a própria obra, que reinventou a cada instante – jamais satisfeito com um resultado de sucesso.
Esse sentimento de revolta, essa pulsão revolucionária – presente a todo instante, inspira o Coletivo Rodamoinho a agir. E, 30 anos após a sua morte, nos voltamos para sua obra, mergulhamos nela, revendo idéias, conceitos e propostas – muitas até hoje inexploradas e inovadoras. Voltamos-nos a essa obra, no entanto, não apenas para relembrar algo que passou, mas como forma de pensar, refletir e agir sobre o hoje. Buscando no passado, referências para a transformação do presente.

Da Fome ao Sonho. Um Cineasta. Uma Retrospectiva. Muita Indignação. Transformação. Criatividade.

Se (des)acomodem, tomem (saiam de) seus lugares, pois a sessão vai começar!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s