MTST ocupa área pela moradia popular no DF

Por João Telésforo Medeiros Filho
Deu-se início faz algumas horas a uma ocupação de terra no DF, à beira da BR-070, logo após a Ceilândia (no caminho para Águas Lindas), organizada pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), com a finalidade de assentar as famílias no local e pressionar o Estado (União e GDF) por políticas habitacionais adequadas, em especial para a população de baixa renda (o “Minha Casa, Minha Vida”, além de alguns outros problemas, não vem conseguindo atender esse segmento da população, em que se concentra o déficit habitacional; pelo contrário, até dificulta ainda mais seu acesso à moradia, segundo alguns diagnósticos, por gerar no mercado o efeito de aumento do preço dos terrenos…). A ocupação, enfim, engrossa o caldo pelo direito à cidade e por uma reforma capaz de dar efetividade à função social da propriedade urbana, o que não acontece no Brasil neste momento (pelo contrário, algumas análises afirmam de forma consistente que está em curso uma contra-reforma urbana). Agora à noite, quase 500 pessoas já foram acampar lá, e a tendência é que esse número aumente amanhã.

Foto da ocupação do Ministério das Cidades pelo MTST, 02/2011

Não pudemos divulgar a ocupação publicamente com antecedência a pedido do MTST, para não atrair a atenção da polícia. Porém, a polícia já soube, foi lá verificar e agora é interessante que seja publicizado ao máximo que ela está ocorrendo, sobretudo nos meios em que o enfoque não seja o de criminalizá-la… Tentaremos atualizar o blog do B&D com notícias da ocupação, e abrimos este espaço também para postar notas de apoio. Enviem-nas!

Interessados em colaborar de alguma maneira com o movimento podem entrar em contato conosco: brasiledesenvolvimento@gmail.com.

Anúncios

3 respostas em “MTST ocupa área pela moradia popular no DF

  1. Pingback: Notícias da Ocupação do MTST: militantes estão acorrentados no Ministério das Cidades « Brasil e Desenvolvimento

  2. Para aquele que pensam que somos “desocupados” sou Elaine a motogirl e faço parte desse movimento, sempre trabalhei e até hoje não tive como adquirir minha casa.
    Moradia é um direito de todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s