Um encontro inusitado – #votoserrapq e #votoporkeiko

Eliana Carlin (da campanha de Ollanta Humala no Perú), Edemilson Paraná, Conceição Oliveira (@maria_fro) e Luiz Carlos Azenha no II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas.

Por Edemilson Paraná

Seria uma iniciativa militante na internet capaz de influenciar politicamente países distantes, com realidades diferentes? Neste último sábado, dia 18, um encontro inusitado demonstrou que sim.O debate era sobre a utilização de mídias sociais na política. Na sala lotada, blogueiros, internautas e ciberativistas de todos o país participavam do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (#2blogprog) em Brasília. Escalados para coordenar o debate ninguém menos que Luiz Carlos Azenha (@viomundo) e Conceição Oliveira (@maria_fro). Com a fala, os coordenadores de mídias sociais da “Gana Perú” – campanha de Ollanta Humala para a Presidência do Perú. Durante alguns minutos apresentaram o trabalho, as brilhantes estratégias e os resultados que culminaram na vitória de Humala nas urnas. Entre as iniciativas demonstradas estava o vídeo #votoporkeiko, em que universitários ironizavam – com política – os eleitores da adversária Keiko Fujimori.

Tudo transcorria como o previsto. Me inscrevi para uma pergunta.

“Olá, boa tarde a todos, sou Edemilson Paraná do blog do Paraná e do blog Brasil e Desenvolvimento – grupo político do qual faço parte. No ano de 2010 produzimos uma campanha em vídeo chamada #votoserrapq…”. Sou interrompido no mesmo momento.

“Fueron usteds?! Esto es lo que copiamos” (algo do tipo), gritou-me da mesa Eliana Carlin do movimento #NoaKeiko e da campanha virtual de Humala.

No mesmo momento um dos blogueiros interrompeu a ordem do debate intervindo com uma pergunta retórica: “foram vocês, aqueles da UnB, que fizeram o vídeo”? “Sim, fomos nós”.

No mesmo momento a sala toda irrompeu em palmas. Entre elas, meio que abafado, ouvia-se um “muito bom!”, outro “sensacional!”.  Retomei a palavra após as palmas para agradecer e dizer que a pergunta, que se quer chegou a ser completada, já havia sido respondida. Um outro blogueiro sugeriu que os vídeos da campanha #votoserrapq fossem projetados na ali mesmo naquele debate. Outro pegou a palavra para comentar sobre a campanha, para dizer que levou humor e política a uma eleição marcada pelo baixo nível de debate. Luiz Azenha e Conceição Oliveira também comentaram e parabenizaram a iniciativa. No debate com a mesa, outro blogueiro chegou a sugerir a criação uma rede internacional de intervenção a favor de candidatos de esquerda.

Eliana Carlin e a brasileira Sandra Recalde, que também trabalhou na campanha, contou-nos como, porquê e em que momento da campanha foi feita a cópia. Falou-nos de como o #votoserrapq havia inspirado-os a ousar e buscar uma abordagem criativa para tratar de assuntos espinhosos, sem perder o conteúdo político. “A campanha explodiu”, contaram-nos.  Abaixo, vídeo com depoimento dos coordenadores da campanha virtual de Humala sobre o #votoserrapq.

Ao fim de tudo, ganhei vários abraços, uma camiseta do “No a Keiko” e broches do movimento – presentes de agradecimento, segundo Eliana Carlin. “Lo bueno se copia. Grácias”. Sandra Recalde brincou que deveriam pagar royalties ao Brasil e Desenvolvimento. Elvis Mori, outro coordenador da “Gana Perú”, disse finalmente ter encontrado os responsáveis pelo vídeo. Agredeci. Conversamos sobre o cenário político dos dois países, sobre as motivações das campanhas no Youtube, sobre o que propomos. Sai com as esperanças renovadas.

Quase ia embora quando um blogueiro paulista pegou no meu braço: “vocês influenciaram o processo eleitoral do Perú, ajudaram a eleger um presidente de esquerda, isso é fazer história, meu caro” – disse-me, e pude sentir uma empolgação quase juvenil em suas palavras. Trocamos um aperto de mão e partimos. Achei a consideração exagerada. Mas de exagero em exagero reforcei minha crença na força das ideias, na força da criatividade, na força da colaboração.

Anúncios
Esse post foi publicado em Mobilização, politics e marcado , , , , , , , , por Edemilson Paraná. Guardar link permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é sociólogo e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB, com período sanduíche na SOAS – University of London. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). Além de trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016). Também publica intervenções sobre economia e política em sítios como Blog da Boitempo, Carta Capital, Congresso em Foco, Outras Palavras e Brasil em 5.

Uma resposta em “Um encontro inusitado – #votoserrapq e #votoporkeiko

  1. Mandaram bem… e mandou bem você também Paraná.
    Eu lembro quando te encontrei saindo da palestra do camarada da campanha do Obama (que eu esqueci o nome) e de quem eu conhecia que tava lá, tu era um dos mais empolgados pra usar a internet em algo político, de forma deliberada. A campanha do #votoserrapq foi o exemplo disso, de uma empolgação que saiu da ideia. Parabéns pra vc e pra galera do B&D.. E América Latina unida pra combater desigualdade!
    abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s