Democracia líquida – experimentalismo na política

Edemilson Paraná

E hoje tem debate na Coolmeia sobre Democracia Líquida e outras formas de democracia direta em 2011 A atividade marca a inauguração do servidor de audioconferência da Coolmeia – uma rede de cooperação política e ativismo.

O debate de hoje irá das 13 às 22hrs e será transmitido pela rede.

Como convidados especiais, alguns estudiosos e teóricos dos movimentos de democracia direta em suas várias facetas bem como membros dos movimentos Transparência Hacker, #webcidadania (acompanhe no twitter), Metareciclagem e Movimento Zeitgeist Brasil.

Acompanhe por aqui a atividade.

Mas afinal, o que é Democracia Líquida? Falar dela sem recorrer ao conhecimento colaborativo seria contraditório. Deixemos a wiki falar:

Democracia líquida é um projeto de democracia direta, no qual as votações se realizam por um mandato específico para uma determinada questão, e é suplementado por uma recomendação de ação (uma análise da questão em debate feita por especialistas na matéria, pró e contra). É um sistema misto entre democracia direta e democracia representativa, no qual os representantes do Povo são designados para votar em cada tema, ao invés de serem eleitos para um mandato amplo, com duração específica. Em alguns casos, na democracia líquida, o mandato específico pode ser delegado.

No presente o partido local suéco Demoex, e a Listapartecipata italiana, cujo lema é O controle do governo nas mãos do Povo (e não somente no dia das eleições), dentre outros, já praticam e defendem a democracia líquida, em caráter experimental.

Trata-se de um evidente exercío experimental de criatividade e ousadia política, de audâcia de quem imagina para transformar. Vale a pena conhecer a fundo.

Alguns textos recomendados para quem deseja ficar por dentro do assunto:

Democracia líquida – Voto delegado: http://en.wikipedia.org/wiki/Liquid_democracy#Delegated_voting

Demoex: http://pt.wikipedia.org/wiki/Demoex

Demoex (site oficial): http://demoex.net/en

Lista Partecipata: http://www.listapartecipata.org/

Democracia Líquida no Brasil: uma realidade possível (a curto prazo): http://helderribeiro.net/?p=180

Democracia Digital Direta Já: http://tuliovianna.wordpress.com/2009/07/19/democracia-digital-direta-ja/

Pela Democracia Líquida: um Manifesto: http://renatalemos.posterous.com/pela-democracia-liquida-um-manifesto

Ação Popular, Democracia e Mudança: http://reinehr.org/sociedade/saude-da-sociedade/acao-popular-democracia-e-mudanca

Democracia e Mídias Sociais – Proposta de um novo modelo democrático: http://www.trezentos.blog.br/?p=2193

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , por Edemilson Paraná. Guardar link permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é sociólogo e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB, com período sanduíche na SOAS – University of London. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). Além de trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016). Também publica intervenções sobre economia e política em sítios como Blog da Boitempo, Carta Capital, Congresso em Foco, Outras Palavras e Brasil em 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s