Inspirações do Seminário de Direitos Humanos da FENED

“O I Seminário Nacional de Direitos Humanos da FENED tem por objetivo debater a concepção e conjuntura dos DH no Brasil, sem ignorar que a sociedade em que estamos inseridos possui uma hegemonia branca-masculina-heterossexual proprietária-européia-cristã e, para além disso, individualista.

Das ruas às estatísticas, salta aos olhos a certeza: nosso mundo precisa ser modificado; um outro mundo possível torna-se, cada vez mais, um outro mundo necessário.

Essa mudança, contudo, apenas poderá se dar coletiva e solidariamente. É chegada a hora de des-anestesiar. O individualismo contra o qual nos colocamos é muito bem descrito em uma das cenas do filme Waking Life. Nela, um dos personagens lança a metáfora de que vivemos em uma imensa colônia de formigas, aceitando a naturalidade do cotidiano, do trabalho, do pouco tempo para cultura, para literatura, para política, para amigos e para aprofundar nossa sensibilidade.

Na  correria deste pouco tempo,  cada  vez nos distanciamos mais dx próximx, nos  sentimos menos à  vontade para romper os limites que nos indicam a preocuparmos apenas com nós mesmos e que nos quer fazer acreditar que somos seres prontos e acabados. Transpomos, assim, para a nossa personalidade, a mesma ideologia que afirma termos chegado ao fim da história, chegando ao fim em e de nós mesmxs. Não nos olhamos nos olhos. E, quando o fazemos, não entendemos o significado profundo de  cada encontro entre pessoas que, inexistissem aquelas condições de tempo e espaço somadas àquele gesto de cuidado e atenção, não teriam se modificado mutuamente nem modificado diversas outras situações ao seu redor a partir daquele momento.

Estamos juntos agora em Curitiba porque queremos pensar o mundo em coletividade e para pensar a mudança que queremos no mundo e a forma como chegaremos a ela.  Não podemos apenas passar por este local. Precisamos que ele não apenas passe, mas fique conosco. Que as palavras, os gestos, os olhares, as conversas e os debates de todas as pessoas aqui reunidas prossigam conosco.  Estes dias visam a, de alguma forma, contribuir para semear ludicidade e tesão a nossa prática militante. É um reunido de instigações, de letras, de cores, de palavras, de toques e de rebeldias que precisamos nos permitir. Que aqui tenhamos alguns passos, mas que, sobretudo, nunca deixemos de caminhar. Juntos.”

Federação Nacional de Estudantes de Direito – FENED

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s