Beijaço na UnB – um ato simbólico contra a homofobia

Crédito: DA Press/Correio Braziliense

Foi realizado ontem, 17, na Universidade de Brasília um beijaço gay em celebração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia. O ato político foi acompanhado de falas de estudantes, professores e parlamentares contra o preconceito em favor dos Direitos Humanos. Uma celebração da diversidade como elemento de construção da igualdade. Um chamado cidadão à participação na Marcha Nacional Contra a Homofobia que acontece hoje, 18, em Brasília.

Entre os presentes, as deputadas Manuela D’Avila (PC do B-RS), Érica Kokay (PT-DF) e Jean Wyllys (PSOL-RJ), que se revezaram ao microfone para expressar palavras de apoio à causa LGBT. “Há séculos atrás milhares de mulheres foram queimadas em nome de Deus. Hoje, a luta LGBT disputa o direito à liberdade dos corpos e à felicidade contra a intolerância”, disse a deputada Érica Kokay.

O ato faz parte da II Semana UnB Fora do Armário, organizada pelo grupo político Brasil e Desenvolvimento e pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília.

Eu apóio

“Essa é uma luta de todos, sejam homo ou heterosexuais. Uma luta pela liberdade, pelo direito de qualquer ser humano à felicidade. Um debate que não pode ficar preso à universidade. Tem que sair às ruas, ir aos tribunais, plenários, escolas”.
Edemilson Paraná, integrante do grupo Brasil e Desenvolvimento.

“Eu sou heterossexual, mas luto, contribuo e participo deste ato, inclusive beijando outro homem, porque essa é uma mensagem política e simbólica”
Yuri Soares, integrante do DCE- UnB.

“É fundamental que esta luta esteja ligada ao combate amplo contra todo tipo de opressão e exclusão”.
João Telésforo, grupo Brasil e Desenvolvimento.

“A importancia da afirmação da cidadania LGBT inclui a luta contra a apropriação capitalista das nossas relações de afeto”.
Mayra Cotta, Brasil e Desenvolvimento.

Deu na imprensa

TV Globo – DF TV 1ª edição

Portal UOL

Correio Braziliense

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) participou do ato em apoio a causa LGBT - Crédito: UOL

Para a deputada Érica kokay (PT-DF), o preconceito contra homossexuais é inconcebível e inaceitável. Crédito: DA Press/Correio Braziliense

A deputada Manuela D'Avila (PC do B - RS) parabenizou os estudantes pelo ato

Mayra Cotta e Saionara Reis, do Brasil e Desenvolvimento

Mayra Cotta, Edemilson Paraná e Saionara Reis, do Brasil e Desenvolvimento

Anúncios
Publicado em Uncategorized por Edemilson Paraná. Marque Link Permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é sociólogo e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB, com período sanduíche na SOAS – University of London. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). Além de trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016). Também publica intervenções sobre economia e política em sítios como Blog da Boitempo, Carta Capital, Congresso em Foco, Outras Palavras e Brasil em 5.

3 respostas em “Beijaço na UnB – um ato simbólico contra a homofobia

  1. Pingback: Alegria. Nada a mais, nada a menos! « Brasil e Desenvolvimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s