Dados governamentais abertos para o fortalecimento da democracia

Do Blog do Paraná

Em tempos de discussão a respeito da Lei de Acesso a Informações Públicas no Congresso, um debate oportuno aproveita a agenda para se consolidar no Brasil; é a luta pela abertura e disponibilização digital de dados governamentais.

A briga é capitaneada pelo heróico grupo Transparência Hacker, um fórum que congrega  jornalistas, hackers, programadores e ciberativistas em torno da causa dos dados abertos governamentais.

O objetivo é aperfeiçoar a democracia e participação cidadã por meio de ferramentais digitais. Como? Através do desenvolvimento de programas e aplicativos que permitam ao cidadão acompanhar (e enfluenciar) no exercício do poder e das escolhas políticas. É claro que o trabalho exige boa vontade do governo em disponibilizar informações publicas em formato capaz de serem lidas, cruzadas, formatadas.

Deixemos os entendidos do assunto explicarem por eles mesmos:

O Brasil ainda engatinha no assunto, mas, com a ajuda desse pessoal, o governo já começa a montar sua plataforma de dados abertos, o projeto dados.gov – tocado pelo ministério do Planejamento.

Países como EUA, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia  já possuem portais com um amplo catálogo de dados públicos. Retrabalhados, os dados são utilizados em aplicativos de acompanhamento de várias funções do governo pelos cidadãos. Na terra da Rainha, ninguem menos que Tim Berners Lee, o inventor da web, foi um dos coordenadores do projeto.

Abaixo, alguns exemplos de aplicativos já produzidos pelos hackers brasileiros.

BLOG DO PLANALTO
Replica exatamente tudo que é postado no Blog do Planalto oficial, com a diferença de que abre espaço para comentários.

CÂMARA MUNICIPAL DE SP
Tabela as prestações de conta dos vereadores paulistanos de maneira mais simples que o site oficial.

SAC SP
Coloca no mapa todas as reclamações feitas pelos paulistanos no site da Prefeitura e mostra um ranking de reclamações.

SOS ALAGOAS
Durante as enchentes em Alagoas e Pernambuco, mostrava no mapa quais eram as áreas mais afetadas e registrava voluntários e doadores.

PARA ONDE FOI O MEU DINHEIRO?
Disposição baseada nos dados do portal da transparência que demonstra os gastos e investimentos realizados pelo governo federal.

Na imprensa

Hackers com vocação republicana

Hackers monitoram transparência política em Brasília

Transparência Hacker prega abertura completa dos dados ligados à administração pública

Hackers promovem maratona para cobrar governo por mais transparência

Anúncios
Publicado em politics por Edemilson Paraná. Marque Link Permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é sociólogo e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB, com período sanduíche na SOAS – University of London. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). Além de trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016). Também publica intervenções sobre economia e política em sítios como Blog da Boitempo, Carta Capital, Congresso em Foco, Outras Palavras e Brasil em 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s