Lições de Cidadania: a Justa-Raiva

Por João Telésforo Medeiros Filho

Segue mensagem do companheiro Lucas Sidrim, estudante de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Volto depois do vídeo.

“Envio para vocês um vídeo que os membros do Programa Lições de Cidadania/UFRN produziram em comunhão com moradores do Conjunto Habitacional Leningrado na divisa do Bairro Planalto com o do Guarapes aqui em Natal/RN, onde o núcleo Urbano do Programa atua.

A justa Raiva é componente básico do nosso trabalho de Educação e Assessoria Jurídica Popular, daí saiu esse vídeo simples, mas que mostra o contexto, os lutadores e lutadoras que nos ensinam bastante nessa Extensão Universitária.

Mas, afinal, o que é justa-raiva?


 

Notável o trabalho que vem sendo realizado pelo Lições de Cidadania. O projeto atua simultaneamente em quatro núcleos:

– Urbano, no Conjunto Habitacional Leningrado, no Bairro do Planalto, em Natal, em articulação com o MLB – Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas;

– Rural, no assentamento Resistência Potiguar, em Ceará-Mirim, em articulação com o MST – Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra;

– Penitenciário, no Presídio de Alcaçuz;

– EDHUPIN, Educação em Direitos Humanos Popular Infantil, com atuação transversal aos demais núcleos.

Nos quatro núcleos adota-se a perspectiva de educação popular de Paulo Freire,  caracterizada pela construção dialógica do conhecimento, em que “ambos são sujeitos na relação educando-educador e promove-se a inserção do indivíduo como membro ativo e transformador de sua comunidade, frente às violações e desigualdades encontradas no cotidiano das comunidades carentes da realidade potiguar”, segundo explica o blog do projeto (twitter aqui).

O B&D começou faz pouco tempo a atuar com o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) na luta pelo direito à moradia no DF (Brazlândia, em especial), e certamente temos muito a aprender com as experiências do Lições e outros grupos que têm procurado se unir aos movimentos sociais para transformar a injusta realidade brasileira e ir ao encontro dos anseios de libertação do nosso povo.

Anúncios

3 respostas em “Lições de Cidadania: a Justa-Raiva

  1. Pingback: Ainda há juízes em Brasília. #primaverasemborboleta « Brasil e Desenvolvimento

  2. Pingback: Ainda há juízes em Brasília. #primaverasemborboleta « Da Planície

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s