Solidariedade às vítimas do RJ

Considerando que boa parte dos leitores do blog mora em Brasília, chamamos todos a contribuírem com as campanhas que acontecem na UnB para enviar alimentos e materiais de higiene às vítimas dos recentes desastres no RJ. Doações podem ser entregues na sede do Diretório Central dos Estudantes, que fica na parte norte do Instituto Central de Ciências (ICC, o famoso “Minhocão”), ao lado do Anfiteatro 11, e também no Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (CAEPRO), na Faculdade de Tecnologia.

Ao mesmo tempo que não podemos admitir o adiamento de medidas capazes de evitar novos desastres, também não podemos omitir, neste momento, ajuda para o socorro mais imediato às vítimas. Contribua!

Da UnB Agência:

UnB lança campanhas para ajudar vítimas do RJ

Alimentos, roupas e garrafas água poderão ser entregues em diversos pontos de coletas pelos campi
João Campos – Da Secretaria de Comunicação da UnB

Tamanho do Texto

A Universidade de Brasília mobiliza-se para ajudar as vítimas dos deslizamentos na região Serrana do Rio de Janeiro. Duas campanhas lançadas esta semana oferecem diversos pontos de coleta de alimentos, roupas, água e outros materiais nos campi (veja quadro abaixo). Ao todo, o desastre provocado pelas chuvas no início do ano contabilizam mais de 694 vítimas e 21,5 mil desalojados em seis cidades.

O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), vai disponibilizar dez pontos de coleta nos campi a partir das 14h desta quarta-feira, 19 de janeiro. “Vamos colocar caixas também em Planaltina, Gama e Ceilândia”, ressalta a servidora Eurídes Araújo, coordenadora-geral do Sintfub.

Alimentos de fácil preparo – como enlatados e macarrões instantâneos – e garrafas de água são prioridade na campanha do sindicato. “Segundo orientações da Cruz Vermelha, essas são as maiores demandas dos desabrigados”, comenta Eurídes. A servidora ressalta, no entanto, que outros bens – como roupas, fraldas e acessórios de higiene pessoal – também são bem-vindos. “Nesse momento qualquer ajuda vale”, completa.

A campanha do Sintfub, que conta com uma parceria com a Cruz Vermelha e com o Corpo de Bombeiros, inspirou-se em iniciativa de um grupo de moradores da Colina para lançar os postos de recolhimento na Universidade. “Eles pediram apoio com o carro de som e nós resolvemos ampliar a campanha para toda a UnB”, conta Antônio Guedes, coordenador-geral do sindicato.

ESTUDANTES – No CA de Engenharia de Produção as arrecadações já começaram. Também em parceria com o Corpo de Bombeiros, os estudantes que recém ocuparam duas salas na Faculdade de Tecnologia, ao lado do CA de Engenharia Florestal, lançaram campanha para arrecadar alimentos e roupas para as vítimas dos deslizamentos.

Garrafas de água, escovas de dente, roupas para crianças e alimentos não perecíveis podem ser entregues a qualquer hora do dia no CA do curso. “Vamos enviar o material recolhido em um avião dos Bombeiros na sexta”, conta o presidente do CA, Pedro Leal.

DESASTRE – Em Nova Friburgo, um dos locais mais atingidos, já foram registrados 325 mortos. A prefeitura calcula que existam na cidade entre 5.200 e 6 mil desalojados e desabrigados. Em Teresópolis, o último relatório da Defensoria Pública e da Defesa Civil registrou 278 mortos na cidade. Destes, 235 já foram identificados e sepultados. Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal também foram afetados pelas tempestades.

ONDE AJUDAR? 

Alimentos enlatados, não-perecíveis, garrafas de água, roupas e acessórios de higiene pessoal podem ser entregue nos seguintes postos de coleta na UnB:

Reitoria
ICC Norte, Central e Sul
Banca da Colina
Sintfub
Cespe
Campi do Gama, Planaltina e Ceilândia
CA de Engenharia de Produção

Mais informações: 3307-2471

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s