Creative Commons – pela livre circulação de ideias

Por Edemilson Paraná

Colaboração através do tempo e do espaço, co-autoria criativa com pessoas que você nem conhece, contar com a colaboração dos seus pares: esta é essência da internet.

O velho modo de regulamentar o direito autoral, no entanto, continua avesso a lógica fluída e descentralizada da internet, restringindo a livre circulação de ideias e criações.

Você já ouviu falar da licença Creative Commons?

Ela foi criada em 2001 nos EUA pelo advogado e professor de Stanford, Lawrence Lessig para estimular a livre propagação de criações e ideias.

O objetivo é favorecer a cultura do copyleft em detrimento do copyright, que restringe a criação por meio da proteção. Tudo pode ser mais fácil quando você não precisa de intermediários.

Veja o vídeo e conheça como funciona a licença. É simples. Utilize-a, propague-a, e ajude-nos a construir um mundo mais livre e criativo.

Anúncios
Publicado em Uncategorized por Edemilson Paraná. Marque Link Permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é sociólogo e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB, com período sanduíche na SOAS – University of London. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). Além de trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016). Também publica intervenções sobre economia e política em sítios como Blog da Boitempo, Carta Capital, Congresso em Foco, Outras Palavras e Brasil em 5.

3 respostas em “Creative Commons – pela livre circulação de ideias

  1. Pingback: Debate sobre direitos autorais: do Creative Commons à modernização da LDA « Brasil e Desenvolvimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s