Brasil no 60 minutes da CBS News

Por Edemilson Paraná

Abaixo, edição especial sobre o Brasil, em dezembro de 2010, do programa 60 minutes, um dos mais importantes da televisão estadunidense. Os entrevistados? Lula, Ekie Batista e Eduardo Bueno. É o Brasil crescendo, mudando e despertando cada vez mais interesse lá fora. Impressionante ver o modo de como eles retratam o governo e o ex-presidente Lula.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , por Edemilson Paraná. Guardar link permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é sociólogo e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB, com período sanduíche na SOAS – University of London. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). Além de trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016). Também publica intervenções sobre economia e política em sítios como Blog da Boitempo, Carta Capital, Congresso em Foco, Outras Palavras e Brasil em 5.

3 respostas em “Brasil no 60 minutes da CBS News

  1. Pingback: Tweets that mention Brasil no 60 minutes da CBS News « Brasil e Desenvolvimento -- Topsy.com

  2. Ví e adorei o documentário mas fiquei decepcionado com um comentário do Eduardo Bueno.

    Quando ele disse que ainda não somos um país sério por que no Rio de Janeiro quando alguém fala que vai na sua casa e não vai está sendo descompromissado ele cometeu uma das maiores atrocidades que os brasileiros cometem consigo mesmos a todo momento desde o começo da nossa história:

    Medimos o Brasil com sistemas de valores importados. Quando os resultados são ruins, tentamos consertar. E nunca conseguimos consertar.

    E por que? Por que não há nada de errado com o sistema de valores brasileiro. O que é errado é usar valores europeus para julgar brasileiros.

    Lula, diferente do Galeano, entende o que é isso e disse “primeiro devemos tomar cuidado com essa perfeição européia”

    Fazer isso é tão absurdo quanto se pedissem para um Aiatolá iraniando julgar Israel. Ele certamente diria que aquilo é uma terra amaldiçoada por Alá pelo número de judeus infiéis que lá residem.

    De fato, nós somos mais festeiros e valorizamos menos o trabalho que a maioria dos povos europeus. Mas talvez por que sabemos melhor que eles uma importante verdade: DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE.

    A pergunta deveria ser: qual povo é mais feliz?

    Segundo pesquisa da The Economist (ironicamente européia e tão britânica quanto a CBS) o Brasil empata em felicidade com a Alemanha, o país mais rico da europa e famoso por ter um dos povos mais sérios e austeros.

    http://www.economist.com/node/17722557

    Por que será? Será que uma renda per capita, 4 vezes maior que a brasileira, não é capaz de trazer mais felicidade do que nossa praia com sambinha e cervejinha gelada? Nesse caso, pra que trabalhar mais, não é?

    Outra possível conclusão seria: praia samba e cerveja gelada traz tanta felicidade quanto 30 mil dolares a mais na renda per capita de um povo. Ou seja 75% da renda média anual de um alemão.

    Dá para entender agora por que não somos um país “sério” sr Galeano?

  3. Cartão AEAT:Acesso Empreendimento Asssistente Teto Alimentar.Vamos produzir nota:ACC-CCA:Ajuste Cambio Consignado-Coletor,Coletivo Alimenticio.Com ID de ponto FPA:Fundo Participante Acesso.Tendo o selo E-CPC:Empreendimento-Cadastrado Prestando Conta.Recebendo dados EIBC:Emenda Integrada Balanço Consumido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s