Voto.Porque.

Votar.

O voto e a disputa eleitoral são, sem sombra de dúvidas, momentos de extrema importância para o combate social de ideologias. Assim, é importante lembrar o que elas significam, quem elas representam e que sociedade elas buscam atingir com seus discursos e práticas.

A esfera política brasileira, sabemos, tem o costume de não enfrentar diversos problemas sociais que dificultam o acesso amplo e irrestrito à atuação e efetivação dos ideais democráticos. O não enfrentamento, o medo de atacar questões centrais à pluralização do espaço público, está diretamente vinculado ao senso comum construído por uma ideologia dominante que abomina o confronto e a crítica aos interesses da elite econômica e política do pais. Somos o país dos falsos-consensos, da naturalização das desigualdades sociais.

Os vídeos da campanha escancaram o preconceito sistemático que negros, homossexuais, mulheres, índios, pessoas de baixa renda e nordestinos sofrem e que impedem a criação de um ambiente efetivamente democrático, efetivamente aberto e efetivamente inclusivo. Conservar o status quo é, necessariamente, conservar essa perspectiva. É conservar os mecanismos que rebaixam, diminuem e excluem com frequência a diversidade na decisão coletiva.

Para mudarmos esse cenário, precisamos, então, refundar o senso comum,  entendendo sua vocação emancipatória para sempre apontar novas perspectivas e novas experiências democráticas. Combater o senso comum é combater discursos que impedem a abertura de espaços como o da família, do mercado, do acesso à moradia, à educação, à comunicação, ao transporte e todos os outros aspectos da vida individual e coletiva que aumentam a participação política.

A campanha #votoserrapq atacou de forma irônica os discursos conservadores que integram o senso comum pouco enfrentado para que não esqueçamos de nossa missão, como sociedade, de enfrentar problemas que são centrais para a pluralização constante.

Para tanto, torna-se indispensável ressignificar o sentido da palavra “votar”. Votar não é, nem pode ser, somente clicar botões em uma urna eletrônica. Tampouco pode ser a participação em processos eleitorais de quatro em quatro anos. “Votar” é escolher. É escolher projetos, é escolher formas de atuação, é escolher disputas. É, acima de tudo, escolher lados, escolher, diariamente, um projeto coletivo.

Assim, agradecemos, encarecidamente, todos que se incluíram no #votoserrapq, seja enviando sugestões, seja fazendo seus próprios vídeos. É o aspecto coletivo de qualquer atividade que a engrandece e, nesse caso, não é diferente. Sem a adesão maciça, o apoio incontestável, e as críticas construtivas, a campanha não seria a mesma.

Portanto, apesar de as urnas terem fechado, os votos terem sido contabilizados, nosso trabalho apenas começou.

Cabe a nós, agora, a luta. Cabe a nós, a inquietação. Cabe a nós exigir, através de disputas permanentes e persistentes, que nossos ideais se tornem realidade.

Abaixo o último vídeo de nossa campanha, agora intitulada “Voto.Porque.”

#votopq

Anúncios

19 respostas em “Voto.Porque.

  1. Pingback: Tweets that mention Voto.Porque. « Brasil e Desenvolvimento -- Topsy.com

  2. A campanha que vocês fizeram foi, sem exageros, fantástica. Tanto os vídeos do votoserrapq como o último serviram para mostrar que pelo menos uma parcela da juventude nacional ainda tem consciência política e ainda luta e acredita nos mesmos ideais que as geração que lutou contra uma ditadura que acabou há pouco mais de duas décadas.
    Por mais piegas e braga que seja, tudo que posso fazer além de parabeniza-los e agradecer e muito por vocês terem representado nessas eleições um sopro de inspiração e esperança a todos aqueles que já tinham desistido de sonhar.

  3. Parabéns por todo este ‘trabalho’ de vocês. Votoserrapq fez todo mundo aqui em casa rir muito e quando eu divulguei na escola fez meus amigos me xingarem muito hahahha (isso que da estudar em escola particular muito bem paga!)
    Essa campanha é muito legal pra conscientizar as pessoas, mas mais importante para inspirar cada vez mais jovens a lutarem por um Brasil melhor e mais justo.
    Dilma é presidente para o Brasil seguir mudando!

  4. é com incrível felicidade que encontro um grupo de pessoas jovens que também espera por mudanças e – melhor – age para que estas se realizem.
    com muita pena não tive uma turma forte e disposta assim durante minha graduação e nem me deparo com uma na minha cidade agora… hehehe
    torço para que as ações continuem, tendo em vista o bem maior para todos que são esta nação, evitando o estático conservadorismo e, sempre que preciso for, não fugindo à luta.
    só posso agradecer!
    abraços!

  5. Parabéns pela campanha e sobretudo pelo esforço para o despertar da cidadania. Votei em Marina no primeiro turno e nunca votaria em uma pessoa que fugiu de seu país e de sua palavra. Serra só pode representar o individual, nunca o social, sua política visa a manutenção da ordem vigente, seu investimento em infraestrutura de transportes favorece as grandes empreiteiras e os cofres do Estado com a adoção de pedágios e tarifas exorbitantes. Serra governaria bem uma capitania hereditária, extraindo ao máximo a riqueza dos mais pobres para dividir com os mais ricos. Enfim, temos a primeira presidenta do Brasil, um marco histórico para um país tão preconceituoso como o nosso. Falta muito, mas não podemos retorceder 4 anos nas mãos de um partido como o PSDB que sucateou São Paulo enquanto o Brasil e sua população começaram avançar contra a taxa de pobreza. Grande abraço

  6. A campanha que vocês fizeram foi muito boa e, apesar do humor, muito séria. Parabéns a todos.
    A luta está apenas começando, pois o fim não é eleger apenas um líder, mas sim viabilizar suas propostas ( e melhorá-las quando necessárias).
    Abraços a todos.
    A luta continua!

  7. Eu voto por um Brasil em que a juventude, independentemente de suas ideologias políticas, tomem partido por alguma causa. Que ressurja em cada um desses jovens o calor da paixão por um mundo melhor, equilibrado e mais justo. Que acredite que a participação na política de seu país, seu estado ou município fará a diferença para o alcance da equidade social.

    Tânia – Escripol em SP

  8. Vídeo fantástico. Belíssimo encerramento pra uma campanha muito bem sucedida no You Tube. Belíssima retrospectiva de diversas ações que, no último ano, evidenciaram o potencial (já em vias de realização) transformador que esse grupo tem.

    Tenho orgulho de ver minha vida ser transformada por amigos que lutam incessantemente por um país sempre melhor.

    Parabéns

    • Sena, o seu comentário nos deixa muito felizes. Espero que ainda possamos voltar a contar com a sua participação ativa no grupo! Tamo junto! abraços

  9. Amigos do Brasil e Desenvolvimento. Voces foram a maior atração dessas eleições. Quem sabe voces nao criam algum programa de TV para concorrer com essas m… de CQC, Panico, etc. Ou no minimo criem um canal no Youtube que garanto que voces terão publico. Finalmente, parabens a todos nós que ajudamos a eleger a Dilma

  10. Oi,

    Parabéns pela ótima campanha !

    Aí vai uma sugestão que estou divulgando na internet.

    Se acharem interessante divulguem e participe.

    Um abraço,

    Carlos R. S. Moreira ( Beto )
    ————————————————-
    Sugiro twittar
    Campanhas para sugerir cancelamento de assinaturas do PIG e outras coisinhas.
    http://br.groups.yahoo.com/group/3setor/message/103613

    Oi,

    Campanhas para sugerir cancelamento de assinaturas do PIG ( Partido
    da Imprensa Golpista ) e outras coisinhas.

    Humor, irreverência e sentido contrário.

    Formatos: Texto, audio e vídeo

    Exemplos:

    Por que assino O Globo ?
    Por que assino a Veja ?
    Por que assino a Folha ?
    Por que assino o Estadão ?
    Por que assisto a Rede Globo ?
    Por que assino … etc

    Outras sugestões são:

    Por que cancelei a assinatura de … ?
    Por que não leio mais … ?
    Por que não assisto mais … ?

    Um bom exemplo é:
    Votoserrapq

    Outros exemplos estão em:
    http://www.youtube.com/user/BrasileDesenvol

    Quem tiver frases envie.

    Quem quiser dar depoimento informe.

    Quem puder gravar comunique.

    Quem puder editar se habilite.

    Sugiro divulgar e executar.

    Um abraço,

    Carlos R. S. Moreira ( Beto )

  11. Fiquei muito emocionada com este vídeo de encerramento da campanha. Vocês nos encheram de orgulho e de esperança. Parabéns por conseguirem levar uma mensagem séria e profunda com leveza e humor, algo difícil de fazer, que faz lembrar a resistência de Henfil em suas tirinhas.

  12. Pingback: Votei Dilma. Agora é hora de cobrar: 40 horas já! « Brasil e Desenvolvimento

  13. Pingback: Um encontro inusitado – #votoserrapq e #votoporkeiko « Blog do Paraná

  14. Pingback: Um encontro inusitado – #votoserrapq e #votoporkeiko « Brasil e Desenvolvimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s