Comparação de programas: Gestão Pública e Corrupção

Este post é parte complementar do projeto “comparativo das propostas dos principais candidatos à Presidência”, uma parceria entre os grupos Brasil e Desenvolvimento e Instituto Alvorada. Além desta e outras análises escritas, um quadro comparativo em tópicos com as principais propostas de cada candidato foi disponilizado (aqui) .

Gestão Pública e Corrupção

Análise por Marcos Toscano, Instituto Alvorada

Os programas de governo tratam do tema de maneira razoavelmente distinta. Começo por Serra (PSDB), uma vez que a desastrosa brevidade de seu programa – dois discursos mal estruturados – facilita a concisão da análise. Em resumo, nas duas vezes em que o candidato do PSDB se manifesta sobre o tema, o faz para criticar o Partido dos Trabalhadores e o Governo Lula. Em uma primeira passagem, acusa o governo de querer escapar ao controle dos órgãos de fiscalização; na segunda, afirma que o estado está “aparelhado”. Nada muito diferente da tônica geral da campanha do tucano, pujante em críticas e escassa em propostas.

O programa de Plínio Sampaio (PSOL) guarda forte coerência com as matizes ideológicas de seu partido, especialmente na sua lógica de redução das esferas privadas da gestão pública. Nesse sentido, por exemplo, defende a reestatização da Vale do Rio Doce e o retorno do monopólio do petróleo pela Petrobrás. Pode-se citar, ainda, a “defesa do direito de greve dos servidores” e sua posição contrária ao suposto “arrocho salarial do funcionalismo”.

Os programas de Dilma e Marina são, de certa maneira, convergentes. Prometem incremento na transparência, aumento da participação social, controle social da gestão pública etc. No caso de Dilma, vale chamar atenção para a tônica de fortalecimento do planejamento estatal e das empresas estatais.

Pode-se dizer que Gestão Pública e Corrupção não é um tema que desperte grandes paixões em boa parte dos eleitores, mas é importante ressaltar que a linha ideológica dos candidatos – na escala do pró-estado ou pró-privado – é realmente importante na definição do voto.

Veja AQUI o quadro comparativo das propostas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s