Eu tenho medo – o retorno

por Danniel Gobbi.

Não faz muito tempo que a atriz Regina Duarte pronunciou sua famosa frase “eu tenho medo” numa campanha presidencial. À época, o excesso de medidas recessivas que sufocaram a população brasileira encorajou o povo a dizer não a mais quatro anos de privatizações, arrochos salariais e criminalização de movimentos sociais. Acuado e desesperado, o PSDB, então, partiu para a guerra psicológica, adotando a tática do medo.

Foi uma campanha desinformativa e de muito mau gosto, que prestou um desserviço à democracia deste país. Em detrimento do debate de projetos, focava na idéia de que tudo poderia ser pior, pelo menos tínhamos a inflação controlada. O então partido governista atribuía o momento de instabilidade e a alta do dólar e dos juros a Lula. Tentava, com isso, intimidar os brasileiros que sinalizavam preferir a mudança ao continuísmo. Segundo essa linha argumentativa falha, a situação pioraria ainda mais, caso fosse eleito o candidato do PT.

Oito anos depois, a mesma estratégia fracassada é usada contra Dilma. Dessa vez, ainda pior, porque além da campanha sensacionalista da imprensa para tentar reescrever a história da ditadura brasileira e colocar as vítimas como bandidos, circulam e-mails fantasiosos que imputam a Dilma coisas que ela nunca fez. É uma tentativa desesperada de transformar os algozes, ditadores, violadores da democracia e da dignidade humana em mocinhos. Num país onde a lei de ferro imperava, corajosos foram aqueles que se empenharam na luta pela democracia, que não se curvaram ao império da força.

Faltou ao PSDB criar um projeto que pudesse de fato concorrer e levar o debate de idéias a ser a principal arena de debate nessas eleições. Talvez por isso tenham preferido a estratégia do medo. Somente as urnas dirão se isso vai funcionar.

2 respostas em “Eu tenho medo – o retorno

  1. DIscordo de vc em um só ponto. O povo já disse não ao “eu tenho medo” uma vez e sem dúvidas a esperança vai vencer novamente!
    Agora é Dilma Presidente!!!
    Abçs Chará

Deixe um comentário

