Plínio e o B&D

Edemilson Paraná

O grupo Brasil & Desenvolvimento recebeu hoje o pré-candidato do PSOL à Presidência da República na UnB, Plínio de Arruda Sampaio para um Debate Roda-Viva. Foi o primeiro da série “Presidenciáveis na UnB – discutindo um projeto de desenvolvimento para o Brasil”, promovido pelo B&D.

Plínio mostrou-se um homem abarrotado de memórias, auto-protoganista de uma história robusta e dono de um vigor senil capaz de fazer levantar da cadeira (concordem com ele o ou não) até o mais apático dos jovens universitários. Sim, Plínio tem orgulho de suas utopias e por meio delas tonteia a besta “tempo”, que a tudo engole.

Ao fim do evento, tive a oportunidade de acompanhar Plínio à Secom, onde nos contou histórias deliciosas sobre Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, dos quais era amigo pessoal, e o nascimento da UnB sob o julgo dos anos de chumbo. O relato era presente, pouco nostálgico, como de um momento recém-vivido. Jamais esquecerei.

Minutos antes, no debate, mostrou a que veio, evidenciando o que pensava e o que propunha para o país. Depois de uma breve apresentação de suas idéias, respondeu perguntas dos convidados, da platéia e dos twitteiros que acompanhavam em tempo real o evento. Dono de um sinceridade crua, nos convenceu, sobretudo, que terá muito a contribuir no debate desta eleição.

O evento foi transmitido ao vivo pela UnB TV e pela rádio livre Ralacoco. A cobertura em tempo real pelo twitter pode ser lida aqui. Em tempo devido recuperaremos a gravação do vídeo para disponibilização no Youtube. Ao fim deste texto, algumas fotos de autoria dos fotógrafos Murilo Gomes (3 primeiras),  Philippe Busher (3 do meio) e Lula Marques (2 finais).

Este debate foi o primeiro dos vários passos que ainda pretendemos andar neste ano. Um ano de aprofundamento da discussão e da constante construção de uma alternativa para o Brasil.

Seguimos em marcha. Seguimos no trabalho. No próximo dia 8 de Junho debateremos, também na UnB, com Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência. Todos estão convidados. Demais detalhes serão divulgados por aqui.

Participe, ocupe este espaço e construa conosco um novo Brasil, um novo Desenvolvimento.


Anúncios
Publicado em Eventos, Uncategorized por Edemilson Paraná. Marque Link Permanente.

Sobre Edemilson Paraná

Edemilson Paraná é sociólogo e jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Marketing e Comunicação Digital (IESB), mestre e doutorando em Sociologia pela UnB, com período sanduíche na SOAS – University of London. Trabalhou como assessor de imprensa na Câmara dos Deputados, no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como repórter, cobriu política no Congresso Nacional para o portal UOL e Blog do Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo). Como freelancer, escreveu para a Mark Comunicação e para a revista Gestão Pública e Desenvolvimento. Atuou como pesquisador-bolsista no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto Sistema Monetário e Financeiro Internacional (2015-16). Além de trabalhos acadêmicos publicados nas áreas de Sociologia Econômica, Economia Política e Teoria Social, é autor do livro A finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional (Insular, 2016). Também publica intervenções sobre economia e política em sítios como Blog da Boitempo, Carta Capital, Congresso em Foco, Outras Palavras e Brasil em 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s