Greve na UnB

Por Ana Rodrigues

O Grupo Brasil e Desenvolvimento, enquanto parte da comunidade acadêmica, vem a público expressar apoio à greve dos professores, servidores e alunos da universidade.

É com desalento e indignação que percebemos o corte salarial de 26,02% referente à gratificação denominada Unidade de Referência de Preços (URP). A gratificação visa corrigir as perdas acumuladas pelos servidores públicos durante o fracasso econômico da década de 80 e início dos anos 90. Em 1991, o então reitor utilizou-se da autonomia universitária para estender o benefício a todos os demais servidores públicos da universidade.

Entendemos que os cortes salariais desfavorecem a educação pública, pois induzem à evasão de profissionais altamente capacitados para ensinar e pesquisar das universidades federais e estaduais para as particulares em virtude da falta de motivação e de condições financeiras.

Além disso, a atitude do poder executivo, representado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), põe em descrédito a decisão do judiciário, que, por meio do STF, determinou a continuidade do pagamento da gratificação.

Acreditamos no ensino público, acessível à maioria e transformador por excelência das realidades sociais. Neste sentido, é evidente que não concordaremos com tais medidas. Apoiaremos a greve enquanto ela for legítima.

Anúncios
Esse post foi publicado em Mobilização e marcado , , por Ana Rodrigues. Guardar link permanente.

Sobre Ana Rodrigues

Ana é uma criatura insurgente contra as idéias consagradas que permeiam a sociedade. Graduanda em Agronomia, tem colaborado em trabalhos que contemplam o caráter social e distributivo da agropecuária. Atuou em pesquisa científica junto à Fundação Banco do Brasil orientada por professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável, estagiou no Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e colaborou com o Projeto Precoce (extensão) durante um semestre. Atualmente realiza pesquisas acadêmicas em Agricultura Orgânica e colabora em trabalhos de Paisagismo. Inicia uma nova etapa pessoal na militância política com a consciência de que muito ainda precisa ser feito para de fato construirmos o desenvolvimento capaz de promover justiça social no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s