Escola Nacional Florestan Fernandes

Por Ana Rodrigues

“Estou divulgando o e-mail que recebi do Gabriel Santos Elias a quem interessar contribuir com a educação destes jovens cidadãos.”

A Escola Nacional Florestan Fernandes, criada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, surge com uma proposta inovadora de ensino que prioriza a construção da cidadania e da consciência política.

Fundamentada na análise e perspectiva crítica da sociedade burguesa características dos estudos de Florestan Fernandes, a escola aplica a metodologia dinâmica para que os alunos se apropriem do conhecimento e reflitam sobre ele. Por utilizar objetos simples do cotidiano das crianças e adultos que vivem em assentamentos da reforma agrária e revolucionar a forma de trabalhar os elementos da política e da produção agrícola, o método representa a inovação da pedagogia construtivista.

A escola, na perspectiva de trocar experiências com a comunidade externa ao assentamento, viabiliza a associação voluntária para acompanhar e colaborar com o processo. Mais informações no site: http://www.mst.org.br/node/9047

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES

Rua da Abolição n° 167 – Bela Vista – São Paulo – SP – Brasil – CEP 01319-030 Telefone: (55-11) 3105-0918 – Correio eletrônico: associacaoamigos@enff.org.br

Prezado(a)companheiro(a)

Vivemos hoje um momento de festa e de luta.

Festa porque a Escola Nacional Florestan Fernandes completa o seu quinto ano de existência com um histórico pleno de realizações importantes que nos enchem de orgulho e alimentam nossa disposição de prosseguir na empreitada.

Luta porque os setores mais reacionários e conservadores do Brasil estão ampliando sua escalada de ataques aos movimentos sociais e às organizações dos trabalhadores, especialmente o MST. As críticas dos meios de comunicação de massa são constantes e cada vez mais violentas e virulentas. Refletem o ódio, o preconceito e a deliberada intenção das classes dominantes de impedir que os trabalhadores sejam autores soberanos do seu próprio caminho.

Precisamente neste momento de festa e de luta, resolvemos criar a Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes. Nossa ambição é conquistar o máximo de apoio junto aos setores da sociedade que se disponham a contribuir para o fortalecimento, ampliação e desenvolvimento das atividades de formação da nossa Escola. Este apoio é um ato político da mais alta relevância porque expressa o nosso repúdio à campanha de criminalização dos movimentos sociais orquestrada pela mídia em aliança com o grande capital, como também expressa a nossa mais profunda solidariedade às atividades da Escola, neste momento em que ela mais precisa de nós.

É com este espírito que nos dirigimos a você! Venha fazer parte da nossa associação! Você pode contribuir como sócio pleno com uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais) mensais e, se quiser assumir um encargo maior, pode aderir às contribuições solidárias. Aproveitamos para convidar todos os associados, especialmente os que já fazem parte do quadro de professores e de colaboradores da Escola, para que se integrem ativamente às atividades da nossa Associação; precisamos da sua ajuda para a elaboração de propostas, para a organização de eventos, de atividades de solidariedade, sugestões, críticas etc.

Nosso primeiro objetivo é conquistar 500 adesões até o final de fevereiro e acreditamos que vamos conseguir superar esse número, que é o mínimo necessário, embora longe de ser suficiente, para assegurar o desenvolvimento do nosso plano de trabalho ao longo de 2010.

Caso você concorde e queira se associar, por favor, preencha, assine e nos envie a ficha de adesão (em anexo), se tiver dúvidas procure a secretaria executiva através dos telefones:

3105-0918

9572-0185

6517-4780

ou do correio eletrônico: associacaoamigos@enff.org.br.

Contamos com você na Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes!

Venha nos ajudar a ampliar nossas forças e a aprofundar nossa frente de lutas e de festas.

 

Conselho de Coordenação:

Jose Arbex Junior

Maria Orlanda Pinassi

Carlos Duarte

Conselho Fiscal:

Caio Boucinhas

Delmar Mattes

Carlos de Figueiredo

Secretaria Executiva: Magali Godoi

Anúncios
Publicado em Uncategorized por Ana Rodrigues. Marque Link Permanente.

Sobre Ana Rodrigues

Ana é uma criatura insurgente contra as idéias consagradas que permeiam a sociedade. Graduanda em Agronomia, tem colaborado em trabalhos que contemplam o caráter social e distributivo da agropecuária. Atuou em pesquisa científica junto à Fundação Banco do Brasil orientada por professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável, estagiou no Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e colaborou com o Projeto Precoce (extensão) durante um semestre. Atualmente realiza pesquisas acadêmicas em Agricultura Orgânica e colabora em trabalhos de Paisagismo. Inicia uma nova etapa pessoal na militância política com a consciência de que muito ainda precisa ser feito para de fato construirmos o desenvolvimento capaz de promover justiça social no Brasil.

2 respostas em “Escola Nacional Florestan Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s