Retrospectiva 2009

Por Laila Maia Galvão

Pode estar um pouco cedo para retrospectivas, mas, antes que fiquemos todos saturados dos vários especiais de TV com os melhores/piores momentos de 2009, aproveito para enumerar alguns (apenas alguns!) dos fatos mais importantes do ano, que foram abordados aqui pelo Blog B&D:

1) Foram divulgadas, pela mídia, imagens de pagamento de propina envolvendo o atual governador de Brasília, José Roberto Arruda, e demais políticos da capital, tais como o vice-governador Paulo Octávio e os deputados distritais Eurides Brito, Leonardo Prudente, Júnior Brunelli, Benício Tavares entre outros. O movimento Fora Arruda e Toda Máfia se articulou, com o intuito de buscar uma nova política para o DF. Nesse ínterim, a Câmara Legislativa do DF foi ocupada. No dia 9 de dezembro, presenciamos cenas tristes da ação truculenta da PM, que agrediu manifestantes do Ato Fora Arruda e Contra a Corrupção no DF. Mais informações, clique aqui.

2) Em 19 de agosto de 2009, Marina Silva anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Logo depois, a senadora, conhecida pela sua militância ambientalista e a favor do desenvolvimento sustentável, se filiou ao Partido Verde e é uma das possíveis candidatas à disputa pela Presidência no próximo ano. Nesse momento, PV e PSOL buscam aritcular uma possível aliança. Post no blog B&D, clique aqui.

3) Em abril de 2009, o Supremo Tribunal Federal, por 7 votos a 4, derrubou a lei de imprensa, por entender que ela era incompatível com a democracia e com a atual Constituição Federal. Em junho, o mesmo STF decidiu que o diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão. Em 2009, a sociedade brasileira também se articulou contra o projeto de lei do Senador Azeredo, que trata dos crimes cibernéticos. Posts sobre esses temas, ver aqui e aqui.

4) Mais uma vez tivemos o debate das cotas, especialmente das cotas raciais nas universidades públicas. O DEM ajuizou Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental, para que o Supremo se pronuncie a respeito da constitucionalidade do sistema de cotas. Em março do próximo ano teremos a realização da audiência pública no STF para debater o tema. Post sobre o assunto, clique aqui.

5) O caso Geyse Arruda chamou a atenção da sociedade brasileira para a opressão enfrentada pelas mulheres no dia-a-dia, em pleno século XXI. A aluna, que foi agredida pelos demais estudantes da Uniban, teve de ser escoltada até sua casa. O episódio suscitou um interessante debate sobre questões de gênero. Post sobre o assunto, aqui.

6) Em janeiro de 2009, o Ministro Tarso Genro concedeu refúgio Cesare Battisti, que estava preso desde o ano de 2007. No segundo semestre, o STF se debruçou sob a análise do caso e, em julgamento apertado, acolheu o pedido da Itália e autorizou a extradição de Battisti. Para 2010, aguardamos a decisão definitiva do Presidente Lula. Aqui, um dos muitos posts do B&D sobre o Caso Battisti.

O interessante é a notar que todos esses temas não se encerram em 2009, muito pelo contrário. São assuntos que irão permear a agenda política do Brasil de 2010 e o B&D continuará acompanhando tudo de perto.

Anúncios

3 respostas em “Retrospectiva 2009

  1. Interessante ver como o DEM está em quase todas. Partido da corrupção de Arruda, PO, Prudente. Artilheiro contra as cotas. Partido que mais se empolgou com a candidatura Marina… heheh

  2. Pingback: Tweets that mention Retrospectiva 2009 « Brasil e Desenvolvimento -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s