B&D debate o pré-sal

Por Mayra Cotta

O pré-sal está na pauta de discussões e ações do Brasil e Desenvolvimento. Apesar da relevância do tema, pouco se tem falado sobre o assunto – como exploraremos tamanha riqueza? Como podemos transformar o pré-sal em desenvolvimento do Brasil?

Hoje, o grupo se reuniu com o DCE da UnB com a finalidade de promover, em parceria, um evento sobre o tema. Várias questões surgem durante o debate e cada posicionamento precisa ser ponderado: DEM e PSDB se unem contra o modelo de partilha e defendem o modelo de leilão, mantendo-se a chamada Lei do Petróleo, do governo FHC; o governo, por sua vez, propoe a criação de uma nova estatal – a Petrosal – para a exploração da riqueza; e há ainda as demandas dos movimentos sociais, que argumentam por um regime de monopólio da exploração pela própria Petrobras.

E a forma como será explorado não é a única questão que envolve o pré-sal. Afinal, para onde irá esse recurso? As perspectivas mais pessimistas trabalham com a possibilidade de 250 bilhões de dólares ao ano – quem explora essa riqueza? Uma das preocupações do marco regulatório é justamente não permitir que os lucros se concentrem apenas nos estados produtores de petróleo. E, na Câmara, uma comissão é responsável por discutir a criação de um Fundo Social do pré-sal, que cria um fundo para os recursos provenientes da exploração desse recurso, prevendo investimentos nas áreas de cultura, educação, combate à pobreza, ciência e tecnologia e meio ambiente.

O tema, portanto, é central para se pensar o desenvolvimento do país. Atualmente, contudo, a discussão ainda está muito concentrada no Congresso, mas o Brasil e Desenvolvimento quer levar o debate aos diversos segmentos da sociedade:

O que o pré-sal tem a ver com você?

Esse será o tema do evento que o B&D, em parceria com o DCE, promoverá a fim de fomentar a discussão do pré-sal para muito além do Congresso Nacional. Em breve, será lançado um informativo sobre o assunto, com as opiniões de maior destaque e os principais esclarecimentos.

Todos estão convidados a discutir! Os recursos do pré-sal devem ser explorados por quem? Como defender o seu investimento em benefício da população brasileira? Quais as prioridades de investimento do Fundo Social?

Participe do debate!

Anúncios

Uma resposta em “B&D debate o pré-sal

  1. Certamente vocês já conhecem, mas quero compartilhar com os outros leitores:
    Do Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados:

    http://apache.camara.gov.br/portal/arquivos/Camara/internet/conheca/altosestudos/pdf/Livro-pre-sal.pdf

    http://www2.camara.gov.br/conheca/altosestudos/seminario-o-brasil-diante-do-pre-sal.html

    Já começou um ciclo de audiências públicas na Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado Federal sobre o assunto:

    http://www.senado.gov.br/sf/atividade/comissoes/CI/audPub.asp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s