Brasil e PNUD renovam acordo sobre o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo

Uma notícia que se relaciona às discussões sobre desenvolvimento e redução da pobreza que realizamos no Blog e trata, também, de uma opção estratégica da política externa brasileira.

________

ONU e o Governo Brasileiro assinam acordo para re-lançamento de centro global de pesquisa e treinamento em Brasília

O Governo da República Federativa do Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) renovaram o compromisso objetivando a expansão do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP‐CI), conhecido anteriormente como Centro Internacional de Pobreza.

Brasília, 30 de julho de 2009 Um Memorando de Entendimento entre o Governo do Brasil e o PNUD foi alterado e publicado ontem no Diário Oficial da União – Seção 1, formalizando as recentes mudanças assumidas pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo em Brasília. Este novo compromisso tem como objetivo a ampliação do mandato do CIP‐CI, cujos programas de pesquisa e treinamento envolverão novas áreas, tais como inovação tecnológica e institucional, desenvolvimento agrícola e políticas industriais. O acordo também indica a expansão dos recursos humanos e financeiros do CIP‐CI e a realocação de seu escritório.

O CIP‐CI é um centro global de pesquisa e treinamento para o aprendizado Sul‐Sul sobre políticas para o desenvolvimento. Busca expandir o conhecimento e capacidades

técnicas dos países em desenvolvimento para a elaboração, implementação e avaliação de políticas efetivas para o crescimento inclusivo. O CIP‐CI foi estabelecido em Brasília em 2004, como uma parceria entre o Grupo de Pobreza do Escritório de Políticas para o Desenvolvimento (PNUD Nova Iorque) e o Governo do Brasil. A criação do CIP‐CI no Brasil corresponde a um esforço de descentralização do PNUD, cujo propósito é trazer seus serviços para mais perto dos parceiros ao redor do mundo. Juntamente ao Centro de Governança Democrática (em Oslo, na Noruega) e ao Centro de Desenvolvimento de Áreas Desérticas (em Nairóbi, no Quênia), o CIP‐CI é parte dos esforços do PNUD para descentralizar suas práticas‐chave e construir capacidade substantiva para implementação e análise de políticas públicas.

A Parceira com o Governo Brasileiro

O CIP‐CI se beneficia do apoio do Governo Brasileiro, que aloca diversos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no CIP‐CI. Esta parceria é representada pelo Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), que também hospeda o escritório do CIP‐CI.

Por que Crescimento Inclusivo?

O trabalho do CIP‐CI sobre crescimento inclusivo parte da premissa que a igualdade é fator fundamental para o desenvolvimento. Países com melhor distribuição de renda tendem, por exemplo, a atingir melhores taxas de redução da pobreza do que os países mais desiguais. Crescimento inclusivo é tanto um resultado quanto um processo. Garante mecanimos adequados para que todos possam participar no processo de crescimento em termos de envolvimento no processo decisório e também de compartilhamento mais igualitário dos benefícios do crescimento econômico. Crescimento inclusivo implica participação e repartição. Participação sem repartição dos benefícios torna o processo de crescimento injusto; repartição sem participação inibe a inclusão. O nosso trabalho promove o intercâmbio de conhecimento e formação de capacidades a nível global, focalizando estratégias, programas e políticas de proteção social, inclusão social, acesso equitativo a serviços básicos (água tratada e potável, saneamento básico e eletricidade),

desenvolvimento agrícola e inovação tecnológica e institucional (…)

Leia mais em: http://www.ipc-undp.org/pressroom/pdf/IPCPressroom86.pdf

Anúncios

Uma resposta em “Brasil e PNUD renovam acordo sobre o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s